O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. A maioria do cálcio é encontrada em ossos e dentes, constituindo mais de 99% da sua estrutura. Além desta importante função estrutural, também é necessário para as funções de regulação e comunicação celular. Contribui para o correcto funcionamento dos nervos e músculos.
É essencial obter a quantidade diária recomendada de cálcio dos alimentos que ingerimos. Os alimentos ricos em cálcio são: produtos lácteos, pequenos peixes oleosos (inteiros), leguminosas e vegetais de folhas verdes. Se necessário, e seguindo as recomendações de um profissional de saúde, podemos complementar-nos com este mineral. Os suplementos de cálcio podem ser encontrados na forma de comprimidos mastigáveis, efervescentes ou engolíveis, e também na forma líquida.
Alguns suplementos de cálcio também contêm vitamina D, uma vez que ajuda o corpo a absorver o cálcio (lembre-se que a vitamina D é obtida a partir da exposição moderada ao sol e do consumo de peixe oleoso, ovos, produtos lácteos, cogumelos...). Os suplementos alimentares com cálcio também podem fornecer outros minerais e vitaminas.
Lembre-se de que os suplementos alimentares não devem substituir uma dieta saudável e equilibrada. No caso de falta de densidade óssea (osteopenia ou osteoporose) é essencial ser supervisionado por profissionais de saúde para um correcto diagnóstico e aconselhamento, também no que diz respeito à toma de cálcio através de suplementos ou medicamentos.