A psoríase é uma doença de pele causada por uma disfunção do sistema imunológico, que faz com que a pele se regenere a um ritmo acelerado. Manifesta-se sob a forma de inflamação da pele, com o aparecimento de placas cor-de-rosa ou vermelhas cobertas de escamas esbranquiçadas que se desprendem facilmente, especialmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e plantas dos pés.
Embora exista uma predisposição genética, ela é frequentemente desencadeada por factores ambientais em que existe um elevado stress oxidativo, tais como certas infecções, climas frios e secos, consumo de substâncias tóxicas (tabaco e álcool), stress psicológico ou tomar certos medicamentos.
Existem vários tipos de psoríase (placa, pustular, eritrodérmica, etc.) e embora ocorra sob a forma de ciclos ou surtos que, após um período de tempo, diminuem ou remetem, é possível melhorar os seus sintomas.
Tanto as formas leves como as mais graves da doença requerem a supervisão de um dermatologista, uma vez que a doença também pode afectar outros órgãos. O especialista prescreverá o tratamento mais apropriado para cada pessoa para combater os surtos. A nível cosmético, podemos ajudar o tratamento e espaçar o aparecimento de surtos com o uso de produtos especificamente formulados para o cuidado da pele com psoríase. Há cremes, loções e champôs com ingredientes muito adequados. Por um lado, ingredientes emolientes e hidratantes (como uréia, glicerina, ácido hialurônico, etc.); e por outro lado, ingredientes queratolíticos (como ácido salicílico, ulla pitch, uréia em concentrações mais elevadas, etc.). Outros ingredientes com acção calmante e anti-inflamatória também serão úteis.
Em termos de estilo de vida e hábitos de higiene, é muito importante reduzir ou gerir os níveis de stress, bem como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Devemos usar produtos de limpeza suaves e hidratantes, evitar duches ou banhos com água demasiado quente e o uso de esponjas. É sempre aconselhável, e neste contexto ainda mais, seguir uma dieta variada e equilibrada.