A calêndula (Calendula officinalis) é uma planta da família Asteraceae e tem sido utilizada pelas suas propriedades benéficas nos cuidados da pele. Também conhecida como ranúnculo ou mercadela, é rica em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes (flavonóides). Tem também propriedades anti-sépticas e contribui eficazmente para a cicatrização de pequenas feridas e lesões superficiais.
A sua utilização é sobretudo externa, tópica, em loções, cremes, bálsamos e extractos líquidos. Devido às suas propriedades calmantes e hidratantes, a calêndula é perfeita para o cuidado da pele oleosa, mista e sensível, podendo também ser encontrada na formulação de tónicos faciais (tem uma ação antibacteriana e alivia as agressões causadas pelos raios solares). É também emoliente e ajuda a manter a suavidade das peles mais delicadas e finas. Por esta razão, está presente em cremes para aliviar as assaduras das fraldas.
Outra utilização, menos frequente, é como ingrediente de suplementos alimentares. Devido ao seu teor de carotenóides antioxidantes, contribui para a saúde dos olhos e neutraliza os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento celular. Em caso de dúvida sobre a utilização de um produto que contenha calêndula, consulte um profissional.