A couperose é uma primeira manifestação cutânea que pode evoluir para rosácea. A rosácea é uma condição crônica da pele que se manifesta, entre outras coisas, pela vermelhidão na parte central do rosto (causada por pequenos capilares que se dilatam como resultado de uma alteração na barreira cutânea).
Estas condições tendem a ser mais frequentes em peles sensíveis e fototipos de pele clara, e a sua origem é multifatorial. Eles aparecem sob a forma de surtos ou períodos de agravamento, mas o desconforto pode tornar-se mais ou menos permanente. Os sinais e sintomas podem incluir: pequenas linhas vermelhas sob a pele, lesões tipo acne, inflamação, ardor ou rubor repentino.
É muito importante retardar a progressão da doença para fases mais graves, para que uma boa rotina facial possa ajudar a acalmar e controlar os sinais e sintomas. É necessário evitar todas as substâncias irritantes, tanto na pele como na dieta (reduzir o consumo de álcool, tabaco, ingredientes picantes...). Também é necessário consultar sempre um especialista em dermocosmética e visitar um dermatologista uma vez por ano.