As bolas chinesas (em terminologia mais técnica, bolas de exercício para o pavimento pélvico ou bolas Kegel) são esferas que contêm pequenas bolas no seu interior. Estão disponíveis em diferentes pesos, desenhos e materiais, embora a nossa recomendação seja o uso de silicone de alta qualidade médica ou outros materiais não porosos e hipoalergênicos. Além disso, também há bolas Kegel, que vêm em pesos diferentes e não contêm nada dentro. Finalmente, há os praticantes de Kegel que, em vez de terem uma bola dentro, têm um pequeno motor que emite pequenas vibrações controladas.
As bolas chinesas funcionam da seguinte forma: com o movimento da actividade diária ou exercícios direccionados, a bola interna salta suavemente contra a bola externa, gerando uma pequena vibração que, quando atinge a parede vaginal e o pavimento pélvico, ajuda a melhorar a tonificação dos músculos nesta zona. As bolas de Kegel, por outro lado, são inseridas na vagina e, através de exercícios direccionados, fortalecem os músculos da zona, caso em que o movimento diário não serve para fortalecer os músculos. Finalmente, com os exercitadores Kegel, o mesmo efeito é alcançado graças à vibração interna do dispositivo controlado pelo próprio dispositivo ou mesmo com um aplicativo no telefone celular. Os exercícios Kegel, quando prescritos por profissionais e correctamente executados, conseguem um "treino" mais intenso do pavimento pélvico.
Por outro lado, o uso destes dispositivos também ajuda a aumentar a circulação sanguínea na zona e a lubrificação da vagina, o que ajuda a melhorar a sensibilidade durante a relação sexual.
Em termos gerais, o uso das bolas ou outros dispositivos de exercício é recomendado para pessoas com o pavimento pélvico enfraquecido devido à idade, esportes de impacto, gravidez e parto ou outros motivos. Na verdade, é particularmente indicado para combater a incontinência urinária. As bolas de exercício, por outro lado, não são recomendadas para pessoas com um pavimento pélvico forte, pois podem causar hipertonificação dos músculos. É importante ter um bom aconselhamento especializado a este respeito, a fim de escolher o dispositivo que melhor se adapta às suas necessidades. Se você tem um dispositivo implantado ou um histórico de cirurgia ginecológica, consulte seu médico.